domingo, 11 de novembro de 2012

Um Francês no Brasil


 Um Francês em Itaquera 


Há pouco mais de um mês, meu amigo Ivan me mandou uma mensagem via rede social que viria ao Brasil pela primeira vez. Achei incrível, e disse-lhe que minha casa poderia recebê-lo. Ele aceitou e disse que seria de bom gosto ficar na minha casa, em Itaquera.  Antes de ele vir para São Paulo, passou por alguns dias no Rio de Janeiro.
Do Rio de Janeiro para São Paulo, veio de ônibus e desembarcou no Terminal do Tietê, me ligou e combinamos de nos encontrar no metrô Itaquera. E assim aconteceu:
Cheguei ao metrô Itaquera e lá estava, boina típica da França, sentado no corredor, com um cigarro aceso e conversando com um rapaz que por ali passava. Nossa conversa foi essa: Ei Você chegou. Não foi difícil. Legal, o que achou do Brasil até aqui? Jogaram-me uma pedra no primeiro dia no Rio de Janeiro. Nossa!
Seguimos para minha casa. Dentro desses dias em que o Francês mais Brasileiro que conheço ficou por aqui, foram risadas e cervejas, com boas doses de politica nas conversas. Andamos por ruas grafitadas da Vila Madalena. Bebemos com garotas simpáticas da França e com uma Italiana que gosta mais do Brasil do que muitos brasileiros. Risadas e cervejas! Até arrisquei um samba com uma das amigas francesas que sambou melhor do que eu. Perdi uma corrida de escadas rolante na Praça da República.

Fizemos um churrasco muito bom. Amigos de meu pai e amigos meu. Ivan venceu todas com suas “jokes”. Risadas e mais risadas. Bebemos num bar de frente com uma faculdade. Bebemos tequilas e falamos do nordeste brasileiro e por ser do nordeste da França, falamos também sobre o nordeste de lá. Ligamos para o nordeste daqui e fomos convidados a irmos para lá. Bebemos mais! Falamos de politica com dose pequena de sensacionalismo nacional.
Na casa de um amigo chamado Severino, boas e grandes gargalhadas: “Dê-me um corneto, corneto mio” assim começou a cantoria entre França e Brasil. Severino começou a cantarolar um samba que foi seguido por “jokes” francesas do Ivan. Bebidas típicas do nordeste na mesa. Conversas tipicamente brasileira nos lábios! Risadas!

Antes de tudo isso, ainda rolou um jogo de futebol em seu primeiro dia em São Paulo, mas como bom Brasileiro, deixei para o final, porque no futebol, em Itaquera, o Brasil superou a França. Brincadeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário